Inflação oficial recua em janeiro e tem menor taxa para o mês desde 2009

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,55% em janeiro deste ano, taxa inferior a dezembro de 2013, que alcançou 0,92%. Esse foi o menor IPCA para um mês de janeiro desde 2009, quando o índice foi de 0,48%O índice também ficou abaixo de janeiro do ano passado, quando chegou a 0,86%.
 
O dado foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, a inflação acumula taxa de 5,59%, dentro do intervalo da meta do governo federal, que varia de 2,5% a 6,5%. O IPCA também é conhecido como índice oficial de inflação porque é justamente utilizado pelo governo para monitorar a meta de inflação.

Cesta básica fica mais barata em Porto Alegre em janeiro
Entre as categorias de gastos monitoradas pelo IBGE, o grupo transportes teve a maior influência para a redução no índice: registrou queda de 0,03% depois de subir 1,85% em dezembro. A redução se explica pelas passagens aéreas, que caíram 15,88% ante o aumento de 20,13% de dezembro, aliadas aos combustíveis, cuja variação de preço desacelerou de 4,12% para 0,77%.

Os preços da gasolina subiram 0,60% em janeiro, bem menos do que os 4,04% do mês anterior, quando refletiu o reajuste de 4% em vigor nas refinarias desde 30 de novembro.
 
O IPCA reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.

Fonte: Zero Hora


Viegas Auditores e Consultores - www.viegasauditores.com.br | Todos os Direitos Reservados © 2017