Brasil terá inflação acima da média mundial, prevê ONU

Genebra - A inflação no Brasil em 2013 e 2014 ficará acima da média mundial e dos demais países emergentes.

Previsões realizadas pelo Departamento Econômico da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, enquanto na América Latina a previsão é de uma queda da taxa de inflação entre 2011 e 2013, no Brasil ela seguiu uma tendência contrária.

Para a ONU, a previsão é de que a inflação no País fique bem acima do centro da meta estipulada pelo Banco Central, de 4,5%. Em 2011, o IPCA fechou exatamente no teto da meta, com 6,5%. Em 2012, a taxa foi de 5,84%.

Na avaliação da ONU, a taxa voltará a ficar em 5,8% em 2013, enquanto a média dos países emergentes teria uma inflação de 5,2%. A taxa, porém, seria menor do que a expansão dos preços na América do Sul que, por causa da inflação de 10% na Argentina e de 24% na Venezuela, terminaria o ano com uma média de 7%.

Entre os países dos Brics, a previsão da ONU para o Brasil também não é das mais confortáveis. A taxa nacional está acima da previsão de 3,1% na China e de 4,2% na África do Sul. Mas inferior aos 7% de inflação na Rússia e 8,9% na Índia, onde a elevação dos preços já é uma preocupação do governo há meses.



Fonte:http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-tera-inflacao-acima-da-media-mundial-preve-onu


Viegas Auditores e Consultores - www.viegasauditores.com.br | Todos os Direitos Reservados © 2017