Brasil tem 6º PIB e 75º IDH

Na semana que passou, foi amplamente noticiada a 6ª posição do Brasil, no ranking mundial do PIB – Produto Interno Bruto, notícia que chamou muita atenção, mas que esconde alguns outros números que passam despercebidos da maioria.

Infelizmente a posição do Brasil foi proporcionada muito mais pela redução do PIB de alguns países ricos, parte daqueles que compram nossos produtos, do que pelo crescimento da nossa produção e economia interna. O Brasil variou nos últimos anos entre a 7ª e a 8ª posição neste ranking e espera-se que não demore muito para sermos o 5º maior PIB do planeta.              

Entendo, porém, que esta posição somente será mantida quando os países ricos voltarem a crescer, se as lideranças brasileiras se comprometerem com a melhoria de outros indicadores como o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, que é daqueles dados muito pouco comentados e no qual o Brasil ocupa a 75ª posição.

Se não melhorarmos a qualidade de vida dos brasileiros, a qualidade da força de trabalho será o principal entrave na consolidação do Brasil dentre as maiores economias mundiais. É preciso qualificar a produção para termos uma posição no ranking por nossos próprios méritos e não pelo demérito de outros países.


Fonte:  Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção, professor Universitário, escritor, sócio e consultor da Referenda Consultoria.
www.gestaonegociosecia.blogspot.com



Viegas Auditores e Consultores - www.viegasauditores.com.br | Todos os Direitos Reservados © 2017