Auditoria Das Demonstrações Contábeis

Os serviços oferecidos de auditoria contábil externa, podem se desenvolver de forma pontual ou sob regime fixo, permitindo uma interação proativa com as rotinas diárias da empresa. Na execução destes serviços são  verificadas todas as práticas da empresa e de seus empregados, com vistas à averiguação, dentre outros pontos, da perfeita observância da legislação fiscal e trabalhista, bem como dos aspectos ligados aos controles da empresa.

Conforme as normas internacionais de auditoria, os controles internos são definidos assim:

"O controle interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas, coordenados, adotados em uma empresa para proteger seu ativo, verificar a exatidão e fidedignidade de seus dados contábeis, incrementar a eficiência operacional e promover a obediência ás diretrizes administrativas estabelecidas. Esta definição talvez seja mais ampla do que o significado ás vezes atribuído ao termo. É reconhecido que um sistema de controle interno estende-se para além de assuntos diretamente relacionados com as funções dos departamentos da contabilidade e finanças".

Na Auditoria, são avaliados também os controles contábeis e os controles administrativos. Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes e diretamente relacionados com a salvaguarda dos ativos e fidedignidade dos registros financeiros. Geralmente compreendem controles como o sistema de autorização e aprovação, separação entre tarefas e manutenção dos registros e elaboração de relatórios e aquelas que dizem respeito á operação ou custódia do ativo, controles físicos do ativo e auditoria interna.

Os controles administrativos são aqueles relativos ao plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes principalmente á eficiência operacional a obediência ás diretrizes administrativas e que normalmente se relacionam apenas indiretamente com os registros contábeis e financeiros. Em geral, incluem controles entre outros, tais como a análise estatística, estudos de tempo e movimento, relatórios de desempenho, programas de treinamento de empregados, e controles de qualidade, etc.

Considerando a intenção da empresa em dispor de um serviço de auditoria, visando com isto possibilitar maior grau de confiabilidade e eficiência em suas tarefas internas, bem como, propiciar um constante aprimoramento dos controles internos nossa proposta divide-se em duas partes, a saber:

AUDITORIA CONTÁBIL, ABRANGENDO OS SETORES:

   -Caixas e Bancos;

   -Compras, Contas a Pagar, Pagamentos;

   -Vendas, Contas a Receber, Recebimentos;

   -Controle de Estoque e Custos;

   -Controle Patrimonial - Imobilizações e Investimentos;

   -Departamento Pessoal e Recursos Humanos;

   -Escrituração e Apurações Fiscais;

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
:

Em conexão com os exames descritos no item acima examinaremos as demonstrações contábeis levantadas na data do balanço com a consequente emissão de opinião sobre as mesmas, consubstanciada no PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES.

O exame das Demonstrações contábeis compreende a verificação da correção das contas patrimoniais e de resultados e dos aspectos fiscais às mesmas relacionadas, bem como o acompanhamento de todos os procedimentos necessários ao encerramento do balanço, exame da provisão para o imposto sobre a renda.


Viegas Auditores e Consultores - www.viegasauditores.com.br | Todos os Direitos Reservados © 2017