Alguém superior a você é fundamental

Das últimas leituras, me chamou a atenção uma história contada por Stephen Kanitz quando viajou ao lado de um senhor de terno, cara de executivo, lendo a Bíblia. Ele pensou que fosse um daqueles bispos de igrejas que visam o lucro, mas que era na realidade um Vice Presidente de uma empresa subsidiária do grupo Alcoa.

Ao se apresentar perguntou porque ele estava lendo a Bíblia, ao que o executivo respondeu: "Como Vice Presidente de uma grande empresa eu tenho muita influência e poder sobre a vida de milhares de pessoas. Se eu não tomar cuidado, este poder pode subir à minha cabeça, o que causaria muita infelicidade.

Por isto, acho importante ir todo domingo à Igreja, para relembrar que existe uma pessoa mais poderosa e muito mais sábia do que eu."

Já ouvimos muitas razões para ler a bíblia, orar e ir à Igreja, mas esta é uma ideia nova. Lembrar de Deus não somente para pedir perdão ou para pedir ajuda, mas uma forma para lembrar àqueles que comandam, que tem poder, de ter o bom senso de “baixar a bola”, perceber todo domingo o limite da prepotência, fazer semanalmente alguns atos de humildade, como todos nós.

Muitos daqueles que tem o poder em nossas organizações sejam públicas ou privadas, esquecem em seus atos, que existe algo superior a História, que não vai à Igreja mostrar humildade, nem jogar um balde de água fria na sua própria arrogância. Kanitz escreve que “A nova classe dominante das universidades, da mídia, dos líderes dos movimentos sociais, dos políticos e de muitos intelectuais passou a acreditar que não há ninguém superior a eles, que eles sabem tudo, que farão o que quiserem das instituições que dominam, sem ter que prestar contas a mais ninguém. Para estes, os fins justificam todos os meios dos quais podem lançar mãos, pois infelizmente não enxergam ninguém superior.

Ter alguém superior a você é fundamental, inclusive e principalmente se você lidera pessoas, decidindo parte de suas vidas!


Fonte:  Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção, professor Universitário, escritor, sócio e consultor da Referenda Consultoria.



 


Viegas Auditores e Consultores - www.viegasauditores.com.br | Todos os Direitos Reservados © 2017